A menstruação atrasada é o primeiro alerta para uma gravidez, porém, ele não é 100% seguro, pois pode estar associado a outros problemas, como ovário policístico, excesso de atividade física e ciclos irregulares. Então como saber se estou grávida?
+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês
+ Doença hipertensiva da gravidez é a principal causa de morte materna no Brasil
+ Gravidez na pandemia: confira essas 10 dicas antes de planejar uma gestação
Para confirmar a gestação, antes mesmo de fazer o exame de sangue, o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli ensina oito mudanças corporais que ocorrem logo no início e, se combinadas, denunciam uma gravidez:
Como saber se estou grávida?
Sangramento vaginal
O embrião se instala na parede do útero até o começo da segunda semana após uma relação sexual desprotegida, o que pode ocasionar sangramento vaginal mínimo, com duração de um dia.
Dor e sensibilidade nas mamas
O aumento da irrigação de sangue na região faz com que as mamas aumentem e fiquem mais doloridas. Os mamilos tendem a escurecer.
Sangramento na gengiva
Os hormônios da gravidez podem fazer com que a gengiva inflame e inche. O sangramento é consequência, principalmente ao escovar os dentes e passar o fio dental.
Insônia
É muito comum ter insônia a partir do terceiro trimestre de gestação, principalmente as mulheres mais ansiosas e estressadas.
Muita vontade de urinar
É bastante frequente no primeiro trimestre de gravidez, devido às mudanças hormonais que ocorrem no corpo da futura mamãe.
Vontade de chorar
As mudanças de humor são comuns e muito semelhantes ao que cerca de 90% das mulheres sentem na TPM. Os responsáveis são os níveis de estrogênio e progesterona.
Intestino preso
Os níveis de progesterona elevados e a compressão do intestino pela dilatação do útero causam prisão de ventre na maioria das grávidas. Também é comum a produção de gases pelo relaxamento da musculatura, principalmente a do sistema digestivo, fazendo com que os alimentos permaneçam por mais tempo no tubo digestivo.
Alterações visuais
Olhos secos, aumento do grau, pálpebras inchadas, maior sensibilidade à luz e dificuldade para usar lentes de contato são frequentes na gravidez. Os sintomas devem desaparecer ao final da gestação.